i-marine

 

 

Esta solução visa informatizar, de forma integrada, a Marina e todas as relações estabelecidas com as entidades que a usam, nomeadamente embarcações, proprietários e utentes, serviços que são prestados, postos de amarração e respectivas reservas. O seu objectivo é manter no sistema toda a informação desde que a embarcação chega à Marina até ao momento em que a abandona. O processo começa com a reserva prévia de um posto de amarração (PA) e, quando a embarcação atraca na Marina, efectua-se o seu registo com todos os seus dados legais, o skipper e os tripulantes, sendo a informação enviada automaticamente para as autoridades alfandegárias.

 

Para controlar este processo a aplicação possui diferentes áreas, nomeadamente:

 

Entidades onde temos os postos de amarração com a definição dos lugares de atracação e as classes de embarcações que os podem ocupar. Embarcações com todos os seus elementos legais, histórico de alterações e os clientes da marina.

 

Módulo de serviços com a indicação das suas regras de funcionamento, períodos de aluguer (dia, semana, mês, …), localizações (água, estaleiro, parque, etc.); preçários por classe de embarcação e os seus tarifários sazonais.

 

Postos de amarração em que temos os contratos de venda, a cedência temporária de PA de clientes à marina de modo a permitirem novos alugueres e a gestão das suas reservas.

 

Recepção da embarcação com alocação do PA ocupado, registo de todos os dados legais, dono da embarcação, skipper e tripulantes, com envio automático da informação para as autoridades alfandegárias. Emissão da ficha de recepção; saída da embarcação; registo e facturação de todos os serviços utilizados. Controlo de embarcações em débito. Tratamento do “pool” e dos valores resultantes das cedências dos PA dos clientes à marina para novo aluguer.

 

Estaleiro em que temos a definição das ruas e lugares existentes; gestão das embarcações que aí se encontram e a agenda dos serviços a efectuar.

 

Cobranças e contabilidade onde temos o controlo da conta-corrente dos clientes, cartas de pagamentos, balancetes, juros de mora. Área de caixa que possibilita o registo de outras despesas e receitas não directamente ligadas à actividade da Marina. Tratamento das comissões das vendas das praias. Mapas de retenção na fonte de IRS/IRC. Contabilização da facturação.

 

Estatísticas de vendas e de ocupação da Marina por classes, serviços efectuados, períodos, nacionalidades, localizações, evoluções anuais, etc.