i-customs

 

 

Esta solução permite gerir todo o processo aduaneiro, desde o momento em que chega a informação ao Despachante até ao desalfandegamento da mercadoria, produzindo os diversos documentos oficiais quer em papel quer electronicamente. Permite também a gestão da facturação e a possibilidade de integração automática na contabilidade.

 

Esta aplicação é composta por diferentes áreas, de que destacamos:

 

Gestão de Processos (Importação/Exportação)  onde se gera a emissão de toda a documentação necessária para o desalfandegamento das mercadorias, incluindo as declarações simplificadas.

Gestão de processos em regime de aperfeiçoamento activo.

Facilidade de elaboração de novos processos a partir da função de cópia de processos já existentes, sendo possível copiar toda a informação ou apenas parte.

 

Stada – Exportação permite efectuar o tratamento dos processos electronicamente (XML).

 

Stada – Importação onde é possível efectuar o tratamento dos processos electronicamente.

 

NSTI gere o Sistema de Trânsito Informatizado.

 

Caução Global efectua-se o controlo das diversas cauções do Despachante e clientes. Emissão de extractos quer por estância quer por cliente, correcções monetárias e listagem mensal com valor a pagar à alfândega.

 

Fianças possibilita controlar as fianças bancárias.

 

Facturação onde se emite a conta do Despachante e/ou factura e respectivo controlo de facturação, notas de débito, notas de crédito e estatísticas entre outros.

Cálculo automático dos honorários.

Cálculo automático dos direitos e Imposições

 

Intrastat área em que se efectua o processamento da declaração de estatística relativa às transacções comunitárias.

Emissão de várias listagens, quer para o cliente quer para o Instituto Nacional de Estatística e exportação do ficheiro para o IDEP.

 

Estatísticas que possibilitam a emissão de várias listagens, permitindo a análise dos vários tipos de processos.